Estádios de Desenvolvimento

07-06-2010 15:25

Estádios de desenvolvimento

v  Estruturas com características próprias;

v  Ordem de sucessão constante (embora possam existir diferenças cronológicas);

v  Evolução integrativa – as novas aquisições são integradas na estrutura anterior.

Estádio sensório-motor

(dos 0 aos 18/24 meses)

v  Inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos e que põe em jogo as percepções e o movimento – daí a designação de sensório-motor.

v  Dos reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem;

v  Coordenação de meios e fins;

v  Permanência do Objecto (8-12 meses) – a criança procura um objecto escondido, porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê;

v   Invenção de novos meios para resolver problemas, imagem mental (se ouve falar em pijama, avó, etc.) e formação de símbolos (18-24 meses);

Estádio pré-operatório

(dos 2 aos 7 anos)

Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos)

v  Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental. Na linguagem as palavras representam pessoas, situações, etc. No jogo simbólico, faz-de-conta, a criança representa um conjunto de acções e os objectos são o que lhe apetecer (um pau é um cavalo ou um avião, ralha à boneca que se portou muito mal). No desenho desenha uma roda e diz que é um carro.

v  Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas;

v  Pensamento mágico:

v  Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados;

v  Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto);

v  Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr);

v  Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante).

v  Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos)

v  Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência.

v  O pensamento é irreversível

v  A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto

Estádio das operações concretas

(dos 7 aos 11/12 anos)

v  Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida);

v  Pensamento lógico, acção sobre o real;

v  Operações mentais: contar, classificar, seriar;

v  Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume;

v  Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade.

Estádio das operações formais

(dos 11/12 aos 15/16 anos)

v  Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas);

v  Operações formais, acção sobre o possível;

v  Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais;

v  Definição de conceitos e de valores;

v  Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas.