Estádios de Desenvolvimento
Estádios de desenvolvimento |
v Estruturas com características próprias; v Ordem de sucessão constante (embora possam existir diferenças cronológicas); v Evolução integrativa – as novas aquisições são integradas na estrutura anterior. |
Estádio sensório-motor (dos 0 aos 18/24 meses) |
v Inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos e que põe em jogo as percepções e o movimento – daí a designação de sensório-motor. v Dos reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem; v Coordenação de meios e fins; v Permanência do Objecto (8-12 meses) – a criança procura um objecto escondido, porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê; v Invenção de novos meios para resolver problemas, imagem mental (se ouve falar em pijama, avó, etc.) e formação de símbolos (18-24 meses); |
Estádio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos) |
Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos) v Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental. Na linguagem as palavras representam pessoas, situações, etc. No jogo simbólico, faz-de-conta, a criança representa um conjunto de acções e os objectos são o que lhe apetecer (um pau é um cavalo ou um avião, ralha à boneca que se portou muito mal). No desenho desenha uma roda e diz que é um carro. v Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas; v Pensamento mágico: v Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados; v Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto); v Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr); v Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante). v Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos) v Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência. v O pensamento é irreversível v A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto |
Estádio das operações concretas (dos 7 aos 11/12 anos) |
v Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida); v Pensamento lógico, acção sobre o real; v Operações mentais: contar, classificar, seriar; v Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume; v Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade. |
Estádio das operações formais (dos 11/12 aos 15/16 anos) |
v Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas); v Operações formais, acção sobre o possível; v Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais; v Definição de conceitos e de valores; v Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas. |