Desenvolvimento Moral
De acordo com Piaget, o sentido de moral desenvolve-se em 2 estádios: o realismo moral (moral heterónima) e o relativismo moral (moral autónoma).
Lowrence Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento.
Cada estádio tem as as seguintes caratcerísticas:
- qualitativamente diferente do estádio precedente
- é um sistema de organização novo e mais compreensiva
- ocorre de acordo com uma sequencia invariavvel
- esta relacionado com a idade
Nível pré- convencional ou pré-moral (infância) – as acções visam a satisfação do próprio
No 1º estádio, o da moralidade heterónoma
- preocupação com o próprio
- obediência a uma autoridade
- o meda da punição domina os motivos
- as acções são julagadas em termo das consequências
No 2º estádio, o do individualismo, propósito e troca instrumental
- agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo
- so se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira
Nível convencional (adolescência) – identifica-se com as regras ou expectativas dos outros.
No 3º estádio, o das expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal
- viver segundo o que é espera pelas pessoas mais íntimas ou segundo o que as pessoas geralmente esperam das outras num certo papel.
- necessidade de ser uma boa pessoa, aos seus próprios olhos e aos olhos das outras pessoas
-motivo ser um bom rapaz para ser aceite
No 4º estádio, o do sistema social e consciência.
- cumprir os actuais deveres morais com os quais se comcordou
- as leis são para ser protegidas excepto em casos extremos onde estão em conflito com outros deveres morais fixados
- comtribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição.
Nível pós-convencional
No 5º estádio - contrato social ou utilidade e direitos individuais
- estar consciente que as pessoas têm uma variedade de valores opiniões, e que muitos valores e regras são relativos ao seu grupo
- um sentido de obrigação para com a lei, devido ao contrato social que se fez e se mantem por leis destinadas ao bem estar de todos e para a protecção de todos os direitos das pessoas.
No 6º estádio – o dos princípios éticos universais
- seguir os princípios éticos escolhidos por si próprio, que tratam da justiça, igualdade, dignidade…
- este princípios são mais elevados que qualquer lei