Desenvolvimento Moral

07-06-2010 15:33

De acordo com Piaget, o sentido de moral desenvolve-se em 2 estádios: o realismo moral (moral heterónima) e o relativismo moral (moral autónoma).

 

Lowrence Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento.

 

Cada estádio tem as as seguintes caratcerísticas:

- qualitativamente diferente do estádio precedente

- é um sistema de organização novo e mais compreensiva

- ocorre de acordo com uma sequencia invariavvel

- esta relacionado com a idade

 

Nível pré- convencional ou pré-moral (infância) – as acções visam a satisfação do próprio

No 1º estádio, o da moralidade heterónoma

          - preocupação com o próprio

          - obediência a uma autoridade

          - o meda da punição domina os motivos

          - as acções são julagadas em termo das consequências

No 2º estádio, o do individualismo, propósito e troca instrumental

          - agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo

          - so se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira

 

Nível convencional (adolescência) – identifica-se com as regras ou expectativas dos outros.

No 3º estádio, o das expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal

          - viver segundo o que é espera pelas pessoas mais íntimas ou segundo o que as pessoas geralmente esperam das outras num certo papel.

          - necessidade de ser uma boa pessoa, aos seus próprios olhos e aos olhos das outras pessoas

          -motivo ser um bom rapaz para ser aceite

No 4º estádio, o do sistema social e consciência.

           - cumprir os actuais deveres morais com os quais se comcordou

           - as leis são para ser protegidas excepto em casos extremos onde estão em conflito com outros deveres morais fixados

          - comtribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição.

 

Nível pós-convencional

No 5º estádio - contrato social ou utilidade e direitos individuais

          - estar consciente que as  pessoas têm uma variedade de valores opiniões, e que muitos valores e regras são relativos ao seu grupo

          - um sentido de obrigação para com a lei, devido ao contrato social que se fez e se mantem por leis destinadas ao bem estar de todos e para a protecção de todos os direitos das pessoas.

No 6º estádio – o dos princípios éticos universais

          - seguir os princípios éticos escolhidos por si próprio, que tratam da justiça, igualdade, dignidade…

          - este princípios são mais elevados que qualquer lei

 


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